(11) 3704-2522 Telefone
(11) 93908-4642 Whatsapp

Histórico

O SIVESP – Sindicato das Empresas de Inspeção Veicular do Estado de São Paulo, é um Sindicato patronal com abrangência em todo o Estado de São Paulo, legitimamente constituído em 2009, sendo o representante legal da classe econômica da inspeção veicular. No nível Estadual somos vinculados à FESESP - Federação de Serviços do Estado de São Paulo e em nível nacional, à CNS - Confederação Nacional dos Serviços.

A inspeção veicular no Brasil começou a ser praticada na segunda metade da década de 1960. A autoridade de trânsito da época não possuía conhecimento técnico para avaliar determinada modificação e/ou recuperação realizada em veículo e começou a se valer de parecer de peritos e também das Universidades que dispunham de curso de engenharia mecânica com ênfase em automobilística. Depois de alguns anos dessa prática, surgiram os primeiros organismos de inspeção.

A inspeção de produtos perigosos obrigatória foi regulamentada através do Decreto Federal nº 88.821/83. A implantação da inspeção foi motivada por um grave acidente ambiental provocado pelo tombamento de um semirreboque na Serra de Santos/São Paulo, com dispersão na atmosfera da carga química, um produto altamente toxico conhecido como Pó da China. A partir da regulamentação, foram credenciados pelo INMETRO os primeiros Organismos de Inspeção, na época denominados Agentes de Inspeção.


SEJA UM ASSOCIADO


SIVESP - Sede Administrativa
Rua Tabapuã, 145 - 11º andar - Itaim Bibi
CEP 04533-010 - São Paulo / SP